Configure o resumo: summary_noimg = Número de caracteres do resumo caso não tenha imagem na postagem; summary_img = Número de caracteres do resumo caso tenha imagem na postagem; img_thumb_height = Altura da imagem em px; img_thumb_width = Largura da imagem em px.

Submissão e Obediência, as chaves para a benção.

Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17


Quero abordar hoje um tema que há tempos o Senhor tem colocado no meu coração e que eu confesso demorei realmente para entender a importância disso. Eu sei o quanto é difícil para nossa geração entender o principio da obediência e da submissão, principalmente nós jovens que desejamos ser auto suficientes, almejamos os 18 anos crendo que após isso nós jamais iremos depender ou nos submeter a qualquer autoridade que seja. Preciso alertar que isso é um verdadeiro engano plantado pelo mundo, a idade não irá influenciar na nossa submissão, não é ela que nos fará obedecer mais ou obedecer menos até porque nós sempre vamos precisar nos submeter a alguém. Entenda amado que quando eu falo de submeter eu não estou falando de anular o seu EU, ao contrário eu falo de obediência em amor, prazer em obedecer a lideranças, pais e outras autoridades que o Senhor institui.

Submissão = Ato ou efeito de submeter, obediência voluntária, sujeição, submissão perfeita.

Submeter = Sujeitar, subjugar, render-se, humilhar-se, dobrar-se; aceitar

Tipos de autoridades:

Pais: Como é difícil vermos hoje filhos obedientes aos seus pais, eles fazem o que querem, buscam ser donos da razão, não ouvem conselhos, não obedecem a direções e não sabem em hipótese alguma obedecer seus pais. Amados obedecer não é algo que nasce em você mais é algo que você decide fazer, a bíblia é clara sobre as autoridades dos nossos pais, ela fala que esse é o primeiro mandamento seguido de uma promessa de Deus, isso é muito sério amado, os jovens precisam de limites e uma das muitas funções dos pais é justamente impor esses limites, você não se basta e não é autossuficiente para se achar o dono do mundo.

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6:1-3

Lideres/ Pastores: Como é notório a rebeldia de jovens em algumas igrejas, jovens que não entendem e não querem viver uma vida de submissão, nem se quer dão valor a autoridade que cobre suas vidas, não se importam se os seu lideres ou pastores o estão cobrindo. Sabe amados eles são autoridades colocada por Deus sobre nossas vidas, eles respondem pela nossa vida perante o Senhor, intercedem por nós, se preocupam conosco e nos guiam na caminhada com Cristo, uma ovelha não pode andar sem pastor pois o lobo virá e ela será devorada. A Luta é muito maior sozinho do que quando se esta dentro de um rebanho sendo pastoreado.

Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17

E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no barranco? Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre. Lucas:6-39-40

Família: Conhecemos o principio da submissão a nossos maridos, nós como mulheres temos o nosso papel mais eles também tem os seus e precisamos nos submeter a isso, hoje vemos confrontos dentro da família por haver justamente inversões de papeis, não somente entre homens e mulheres mais entre pais e filhos, um quer tomar o lugar o outro. 

Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Efésios 5:22-23

Deus: E é impossível falar de autoridade sem reforçar a autoridade do Senhor, Ele é a maior autoridade que há e nós precisamos sempre andar retos perante seu caminho, sua palavra é a fonte que nos revela a verdade, seus princípios, seus planos, seus mandamentos. Ela deve ser a luz que guia os nossos caminhos e nós precisamos estar sujeitos ao Senhor, precisamos obedecer a sua voz, nos submeter a sua poderosa autoridade, não por uma obrigação mais simplesmente por amor. 

Tipos de Submissão:

Submissão Verdadeira:

Obedece depressa
Obedece de coração.
Obedece de cara Alegre
Compreende 
Obedece por fora e por dentro.

Submissão Falsa:

Obedece Devagar
Obedece mas com murmuração
Obedece mas tem os seus achismos
Obedece por fora, mas por dentro não
Não compreende 

Consequências da submissão:

Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Romanos 13:1-2

Benção:

Amados a obediência gera bênçãos para nós, ela é um sinal ao Senhor da nossa humildade de sabermos nos sujeitar a outrem, o Senhor vê a disposição do nosso coração e isso gera bênçãos sobre as nossas vidas, aprenda a submeter-se em amor, não faça nada por obrigação, lembre-se que você é livre mais que seus frutos serão resultados de tudo que você plantar.

Condenação:

Da mesma forma que a obediência gera benção a desobediência gera condenação, quando você não se sujeita você esta dizendo que aquilo não tem valor para você, que aquilo não é importante e que você faz o que bem entende. Fiquem atentos amados, vigei a vida de vocês, busque do Senhor o aprendizado em obediência, decida obedecer.

...Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; 1 Samuel 15:22

Minha oração e para que essa palavra penetre no seu coração e gere frutos sobre ti, que você entenda a importância de se submeter ao Senhor e as autoridades que Ele tem colocado sobre a sua vida.


Em amor

@ellenprada

Um comentário:

  1. No antigo testamento temos vários exemplos de bênçãos oriundas das devidas submissões aos lideres levantados pelo Senhor e da obediência à Sua palavra.

    A maior dificuldade do homem está entre obedecer à Deus e satisfazer seus desejos e vontades. Quando o profeta Moisés, lá no livro de Deuteronômio 28 fala sobre a escolha do homem e suas respectivas consequências, deixa claro que o homem só sofre porque quer - Deus tem prazer de abençoar a cada um de Seus filhos!

    Paz,
    Thiago
    http://thimarins.blogspot.com/

    ResponderExcluir