Configure o resumo: summary_noimg = Número de caracteres do resumo caso não tenha imagem na postagem; summary_img = Número de caracteres do resumo caso tenha imagem na postagem; img_thumb_height = Altura da imagem em px; img_thumb_width = Largura da imagem em px.

Previsão do tempo pra sua vida: CHUVA, MUITA CHUVA!

“Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.) Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. SENHOR Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.) Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança”. Salmos.84

Em nossas vidas muitas vezes passamos por momentos desconfortáveis, de muitas lutas e em meio a tudo isso é quase que impossível não passarmos por um vale de lagrimas, a Bíblia como palavra de Deus nunca nos escondeu isso, pelo contrario, ela sempre esteve longe de minimizar esse fato, ela afirma que por vezes em nossa caminhada de fé nem tudo é rosas, nem tudo é planícies, há vales profundos, vales secos, áridos, há ermos, desertos, um vale de lagrima. O salmista no salmo 84.6 chama esse vale de Baca, que traduzido do hebraico quer dizer choro. E esse vale tem inúmeras faces, pra uns pode ser o vale da perda, da traição, da violência, para outros da tentação, da indiferença, da depressão, da doença. Em nossa vida há sempre um desses vales sombrios que nos fazem chorar na caminhada da nossa existência humana.

Mas vale lembrar que mesmo que em nossa caminhada aja vales áridos, esses vales são para serem transpostos e não para fixarmos residência nele, como fez de Tera, pai de Abraão, nos versículos 26 a 31 de genesis 11. Quando olhamos atentamente para essa passagem da Bíblia vemos que Tera teve três filho: Abrão, Naor e Harã, sendo que este ultimo chamado Harã morreu em Ur dos caldeus. Um pouco mais a frente o versículo 31 nos narra  que Tera tomou sua família e saiu de Ur dos caldeus para ir a terra de Canaã, a intenção de Tera era ir a Canaã, mas ele não foi, ficou no meio do caminho, parou, desistiu, mas porque? Porque ele encontrou um deserto e fixou residência nele, ele não conseguiu vencer o vale de lagrimas em sua vida. Esse vale profundo para Tera era a cidade de Harã, cidade que tinha o mesmo nome do seu filho caçula que morreu de forma prematura. Diante da dor e do confronto com aquilo que o perturbava e lhe privava do sono ele simplesmente desistiu da terra de Canaã e fixou residência na dor e no luto, precisamos olhar pra Tera e tê-lo como um modelo a não ser seguido, porque em momentos como esse, diante das impossibilidades da vida, nós não podemos parar, temos que continuar, temos que crer que por pior que seja a situação, ela vai passar, e mais cedo ou mais tarde, Deus irá abrir rios no meio do nosso deserto.
Gostaria de compartilhar 3 situações que nos impedem de transpor o deserto.

1.    “Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca”. Sl.68.6.
REBELDIA -
Aqueles que se desviam do Senhor, Aqueles que não querem ser consolados, amam a tristeza, tem um coração inconstante. Se rebelar em entender a vontade e o tratamento de Deus é construir uma morada fixa em baca, pois os rebeldes habitam em terra seca

2.    “Ele converte os rios em um deserto, e as fontes em terra sedenta; A terra frutífera em estéril, pela maldade dos que nela habitam”. Sl.107.33-34.
 
A MALDADE –  A maldade não mata de uma vez, mas estraga, produz miséria e dor. A maldade acaba com o belo, com aquilo que é lindo (ex. mentira, infidelidade). Deus nos criou para florescer, para sermos abençoados. Nós nascemos no pecado e quando não deixamos Deus tratar, isso vai criando raízes dentro de nós. 1Co.5.8 nos incentiva a abandonarmos a maldade e a malicia.

3.    “Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos.E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos”. Ag.1.4-11
FALTA DE INTIMIDADE COM DEUS – Deus quer tirar a dureza do nosso coração, quer que consideremos o nosso passado, Deus diz: vocês se cuidam muito bem, mas e Eu; o que vocês tem feito por mim. Pra nós hoje, Deus não esta falando de uma casa fixa, terrena, mas sim do nosso relacionamento com Ele. Como esta o nosso relacionamento com Ele?
Sabe meu querido(a) precisamos vencer esses desertos que nos cercam, não podemos parar, precisamos caminhar em sentido ao vale da benção e não fixarmos residência em Baca. Deus quer fazer algo em nossa vida. Ele quer derramar chuva sobre nosso deserto, mas pra isso precisamos ter 3 atitudes essenciais como nos ensina ainda o salmo 84
1.    É PRECISO TER DEUS COMO FONTE DA NOSSA FORÇA. (v.5ª) – só vence o vale de lagrimas quem já entra nele afirmando de onde vem a sua força. Nossa força não pode vir do pensamento positivo, do dinheiro, da família, do sucesso – nossa força vem do Senhor.
2.    É PRECISO TER A GEOGRAFIA DO CORAÇÃO MUDADA. (v.5b) – Só muda a geografia do lado de fora da vida, quem já mudou a geografia do lado de dentro. É a topografia do coração que determina a topografia da vida, quem tem dentro de si essa geografia do coração transformado, é capaz de transformar qualquer deserto em manancial de bênçãos.
3.    É PRECISO VIVER A TEOLOGIA DA GRAÇA. (V.11) – O vale não estanca a graça de Deus, apenas a inflaciona – a torna do tamanho da nossa dor, a graça ganha a anatomia do nosso sofrimento. De modo que maior a dor, maior o derrame e dispêndio da graça em nossas vidas. Perceba comigo que na travessia desse vale de lagrimas, temos maior percepção da graça de Deus sobre nós. O próprio salmista teve essa experiência, no versículo 1 ele chama Deus de amável, no versículo 2 ele vê Deus como desejável e promotor de alegria, no versículo 3 ele acha em Deus um lugar seguro de descanso e repouso e no versículo 9 ele chama Deus de protetor e escudo.
     A palavra de Deus em Ageu 1.13 nos diz que Deus esta conosco, Ele esta comigo e esta com você, não se esqueça disso, e esse “estar” é a presença do Espírito Santo que quer transformar o nosso deserto numa terra ditosa, por isso clame, busque porque Ele quer derramar chuva sobre nós! 

“Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes”. Is. 44.3.

Escrito por: Rodrigo Morais (@genetune)

8 comentários:

  1. uuuuuaaaaallll!!!,que coisa boa foi ler este post,tem coisas na vida dagente que a gente até já sabe mas precisamos renovar, reler, ouvir novamente,mt. bom mesmo, quero muita chuva, muita chuva, por isso não posso me acomodar.Que Deus abençoe a todos assim como fui abençoada com esta leitura.

    ResponderExcluir
  2. muitoo bom e uma realidade pois a vezes estamos nesses vales e pensamos a olhar pra traz mais igual foi falado na esta bem claro que isso ia acontecer mais temos que olhar somente pra DEUS pois ele nos ajuda que DEUS bençoe a todos igual eu fui quando eu li muito forte esa palavra...

    ResponderExcluir
  3. ola!!!

    Fui abencoado por essas palavras vindas diretamente de Deus!

    Essa palavra nos faz acordar e ver o que temos feito para cuidar do lar de Deus, nossa vida de intimidade com Deus... Ele nos quer ver bem,quer nos ver felizes... e nos quer ver cada vez mais perto Dele, entao que reconheçamos que dependemos exclusivamente desse Deus maravilhoso que nos tira do deserto árido, seco e sem vida, para levar para um maravilhoso manancial de águas vivas....

    Que a graça de Nosso Deus e Pai abencoe a vida de vcs através dessas palavras!!

    Rodrigo Deus continue abencoando a sua vida, seu ministério!

    Sds irmão!!!

    ResponderExcluir
  4. Bençao maninho. Deus tem te usado tremendamente.

    ResponderExcluir
  5. Todos nós temos que atravessar "desertos", o mais importante nessas horas é confiar no infinito amor de Deus para conosco. Muitas vezes permanecemos dias, meses, anos nesses desertos, sofrendo, chorando, padecendo... porque buscamos ajuda humana nas horas de tribulações e confiamos em nossa propria força... que tolice!!!
    Temos um Pai tão amável... Que nos toma nos braços e torna mais suave nossa travessia nestes desertos horrorosos... "Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem" (Salmo 60:11)

    ResponderExcluir
  6. Palavra abençoada, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Que benção meu irmãooo
    fui edificado por essa palavra...
    grandes coisas estão por vir sobre ti...
    o limite é ganhar todas as almas da terra pra Jesus...
    abraçoo
    Paz :D

    ResponderExcluir
  8. Palavra Abencoada!!!! :)

    ResponderExcluir