Configure o resumo: summary_noimg = Número de caracteres do resumo caso não tenha imagem na postagem; summary_img = Número de caracteres do resumo caso tenha imagem na postagem; img_thumb_height = Altura da imagem em px; img_thumb_width = Largura da imagem em px.

VIDA DE ALTAR



E apareceu-o SENHOR-a Abrão, e disse: Å tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR. (Gn.12.7-8)


O altar se baseia na revelação divina, onde não há revelação não há altar, se Deus não aparecer  e se revelar ao homem, é impossível que ofereçamos tudo o que temos a Deus, desta forma percebemos que revelação produz consagração, nenhum homem por vontade própria pode se apresentar a Deus, mas quando este é encontrado por Deus, nesse momento a consagração começa a acontecer em sua vida. Também percebemos que a capacidade de alguém oferecer algo ao Senhor advém da revelação e nem todos os que pregam consagração são consagrados, nem todos que compreendem a doutrina da consagração são consagrados. Somente os que viram a Deus são pessoas consagradas, vemos isso claramente quando Deus aparece a Abrão.
Percebemos que o mesmo acontece quando o Senhor aparece a Paulo em Atos 22.10 “Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer”. O momento decisivo da nossa história não é quando fazemos algo para Deus, mas quando o vemos, pois é no encontro com Deus que nossa vida sofre uma mudança radical, pois nenhum homem pode ver Deus e viver (Ex.33.20), eu entendo com isso que o nosso velho homem precisa morrer, e quando nos entregamos voluntariamente a essa morte Deus nos  revela  sua vida e assim o altar é edificado. Quando Deus apareceu a Abrão ele imediatamente edificou um altar ao Senhor, mas esse altar não era para solucionar o problema do pecado, mas esse altar era para o holocausto. Encontramos um altar similar em Romanos 12.1: “Rogo-vos irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional”.  O Senhor Jesus através de seu grande amor e misericórdia se entregou por nós, nos salvou, baseado nisso Ele nos roga para que nos ofereçamos a Ele como um sacrifício vivo. Sabe meu amado não importa se temos pouco ou muito, se somos bons em algumas coisas ou fracassados totalmente, precisamos nos oferecer a Deus. Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR”, E se a sua oferta ao SENHOR for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos” (Lv. 1:3,10,14). Vemos claramente nesses versículos que aqueles mais abastados ofereciam novilhos, aqueles de recursos menores ofereciam ovelhas e um terceiro grupo de recursos ainda mais limitados ofereciam um pombo. Qualquer que fosse a oferta ela teria de ser feita integralmente . Deus não aceita menos que uma consagração completa. E qual o propósito do holocausto posto no altar ¿  O holocausto estava lá para ser totalmente queimado.

Muitos de nós pensamos que nos oferecemos a Deus por fazer isso ou aquilo para Ele, por participarmos de ministérios, por estarmos na visão, e eu reafirmo tudo isso é bom, mas existe algo mais excelente e é isso que Deus mais quer, Ele não quer apenas o nosso trabalho, o suor das nossas mãos, mas a nós mesmos. Altar não significa o que fazemos para Ele, mas sim o que somos para Ele. Precisamos oferecer uma oferta integral da nossa vida a Deus, para ser sempre consumido, contudo sempre viva, estar sempre viva, contudo sempre consumida para Ele – menos de mim, mais de Ti !

Abrão viu a Deus e imediatamente ofereceu-se a Deus. Ninguém precisou insistir para Abrão se consagrar, ele não ouviu uma porção de doutrinas sobre consagração, mas ele viu a Deus e nessa mesma hora edificou-lhe um altar.
A consagração é algo espontâneo. Qualquer um a quem Deus se manifestou não pode fazer outra coisa a não ser viver para Ele. Assim como foi com Abrão e tem sido com todos que encontram a Deus.

Precisamos viver dia após dia no altar do Senhor, não podemos nos distanciar dele. Mas infelizmente nem sempre é assim, por vezes, e muitas vezes nos distanciamos, Abrão também se distanciou como vemos em Gênesis 12:10-13 “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti”.

O texto nos deixa claro que quando Abrão se distancia do altar ele peca, pois mentiu que Sarai sua mulher era sua irmã, longe do altar só há morte, pecado, uma vez que tivemos essa maravilhosa experiência de viver no altar do Senhor não podemos em hipótese alguma nos manter longe, precisamos restaurar a comunhão que foi perdida, pois ainda há tempo, e foi exatamente isso que Abrão fez em Gênesis 13:3-4 “E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do SENHOR”. Abrão retornou ao altar, a restauração acontece quando retornamos ao altar onde tudo começou.

Alguém falhou¿ alguém saiu da presença de Deus de forma que agora tenha possuiu seus próprios interesses e suas próprias aspirações¿
Se você estiver procurando o caminho da restauração, você o encontrará no altar.
Abrão sabia onde ele caiu, ele caiu quando se afastou do altar, a restauração implicava em seu regresso ao altar.
Após Abrão ter restaurado o altar Gênesis 13:18 nos diz: “E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR”. Hebrom significa comunhão, após a restauração Abrão entrou no lugar da comunhão continua com Deus e edificou outro altar.


Que Deus nos leve a perceber a importância da consagração de modo que vivamos uma vida em sua altar ! 

Escrito Por: Rodrigo Morais

2 comentários:

  1. O maior desejo do nosso Pai celestial é que tenhamos cada vez mais intimidade com Ele através do Seu santo Espírito. Quando nos colocamos nesta condição, estamos juntos à Ele em Seu altar.

    Ai sim, estaremos prontos para ser tremendos instrumentos nas Suas mãos para fazer a diferença nesta geração.

    Paz,
    Thiago

    ResponderExcluir
  2. O Altar representa tanta coisa, e pensar que este altar estar sendo profanado é uma tristeza total.

    Muitas pessoas não sabem, mas dentro de cada um existe um lugar ha ser ocupado. Somos casas do Senhor. Morada do Altíssimo. E temos que cuidar do nosso altar.

    Bjss

    Blog Confissões Insanas

    ResponderExcluir